março 29, 2008

O MEU ANIVERSARIO

Vim ao mundo a 29 de Março…Esta foi a segunda vez que festejei a data do meu aniversário longe de casa… diga se que a vida de emigrante é feita de saudades sem preço…como será a data …que surpresa terei dos próximos e/ou dos distantes…

Uns tem a informação da data do meu aniversário, antecipam os parabéns…agradeço. Chegado o dia 29 (sábado), de Maputo Zenaida Machado usa a rede Mcel e diz: parabéns bro. Estas a dormir???...A colega de faculdade (mana) Patrícia, Daniela, o casal Elsa e Álvaro, Jose Nguila mandam mensagens lindas para o meu telemóvel, ainda de Maputo o “ maninho” Pedro e a cunhada TE também felicitam e prometem falar comigo no Skype, Por falar do Skpe, Vasco Manhiça envia o presente a partir desta ferramenta e diz receba mano…


Vasco Manhiça ficou no atelier na Alemanha e fez este retrato. Será que sou eu??? Sim sou eu…

Um dia lindo, o sol decidiu visitar aos residentes de Braga. O dia ainda era uma criança para o aniversariante…22:horas lembrei que havia agendado um sessão de copos com amigos…uma caminhada ate ao local : Bar do LIP

...Com a malta da faculdade a caneca do Lip...

Não me lembro a que horas sai do local, pois estava “nice”, “legal” e “fixe”…Não podia faltar a “ babalaza”(ressaca)…e nem fui buscar o presente que o paulo tem para mim....

Este é Carlos, o homem brincalhão do Lip, por vezes "nosso fotografo" enquanto sorviamos uma cerveja ou jeropiga para poupar agua, ele e a sua equipe anotam os pedidos, não falham. A esta equipe prometi oferecer alguma musica de Moçambique…pois naquela noite não pude escutar nada de Moçambique, para começar, uma colecção da banda RockFellers não seria mau, pois na casa a prioridade é o rock …

Humm… não me perguntem quantos anos…as rugas que tenho são resultado de 33 anos.

março 25, 2008

OLHARES E EXPERIÊNCIAS – OUTROS TERRITÓRIOS

Esta patente na Galeria da Associação Moçambicana de Fotografia em Maputo, a exposição de arte contemporânea do MUVART intitulada “OLHARES E EXPERIÊNCIAS – OUTROS TERRITÓRIOS”.

A mostra produzida pelo Movimento de Arte Contemporânea de Moçambique-MUVART e o Instituto Camões, com a curadoria de Jorge Dias, reúne trabalhos de nove artistas que apresentam um olhar diferenciado na produção e intervenção artística contemporânea, concretamente de Anésia Manjate, Gemuce, Jorge Dias, Ivan Serra, Marcos Muthewuye, Mauro Pinto, Mudaulane, Quentin Lambert e Sílvia Bragança.

O MUVART apresenta propostas que dialogam com o panorama contemporâneo global e que reivindicam uma arte global e transnacional. Parte dos trabalhos apresentados nesta exposição tem um carácter participativo e interactivo com o público o que, na perspectiva do Curador, permite que as obras ganhem vida própria e uma visão ampliada do universo e da produção artística.

A SAUDADE NÃO TEM PREÇO…

Longe de casa…a saudade é maior, mas há sempre uma alternativa para “matar”, não na totalidade…a comunicação por o e-mail, skype, msn, telefone …são alguma saídas para estar em contacto com amigos, família e colegas …as noticias procuro em alguns jornais já disponíveis na Internet, os blogs, a Rádio Moçambique On-line…Então o que me falta???...o calor…as pausas “obrigatórias” programadas ou não o …as exposições, a música ao vivo, um copo ali e acolá… para minimizar essa dor, ao cair da noite como refugio visito ao youtube e myspace, aqui sim posso alegrar os meus ouvidos e os meus olhos …ainda não o paladar….encontro concertos, musica, pinturas de alguns nomes como João Paulo, Deodato Siquir, Walter Zand, Nanando, Chico António, Wazimbo, Jimmy Dludlu, Texito Langa, Celso Paco,neconovellas, Gimo Mendes. Cândido&Cecilia, Lindo Cuna, Azagaia, Vasco Manhiça, Chauque...e sou dominado pelo sono, no dia seguinte descubro que a saudade não tem preço….

março 23, 2008

REVISTA ELETRÔNICA ÁFRICA E AFRICANIDADES

O Espaço África e Africanidades lançará no próximo mês de maio a primeira edição da REVISTA ELETRÔNICA ÁFRICA E AFRICANIDADES que receberá artigos, resenhas e pontos de vista sobre aspectos da História, Cultura e Literatura Africanas e Afro-Brasileiras com publicação trimestral.

Os trabalhos recebidos serão avaliados, em um primeiro momento, pelo Conselho Editorial e posteriormente pelo Conselho Consultivo, considerando a clareza e a pertinência do tema abordado, adequação às linhas da revista, o aspecto geral do texto (estrutura de apresentação, clareza da redação, adequação às normas). Os artigos deverão ser inéditos e somente casos especiais avaliados pelos dois conselhos serão aceitos artigos para republicação.

Serão aceitos textos para publicação nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês. Contribuições de alunos de graduação e pós-graduação lato-sensu, professores da educação básica bem como de representantes de grupos da sociedade civil também serão bem vindas.

Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos receberão um aviso, por e-mail ou correio, indicando o número no qual será veiculado seu texto.

Para participar da primeira edição da REVISTA ELETRÔNICA ÁFRICA E AFRICANIDADES que será publicada em maio/ 2008 encaminhe seu material até 15 de abril de 2008.

Mais detalhes veja aqui