fevereiro 23, 2010

Estevão Mucavele expõe no CCFM

O Centro Cultural Franco - Moçambicano acolhe hoje dia 23 de Fevereiro as 18h30 a inauguração da exposição Individual do pintor moçambicano Estevão Mucavele.


ESTEVÃO MUCAVELE | BIOGRAFIA Nasceu em 1941, em Manjacaze, Maússe (Moçambique), no seio de uma família de camponeses. Estudou numa escola de missionários católicos, mas não foi além do 3ºano de instrução primária. Aos 16 anos, ele trabalhou nas minas de África do Sul, local de eleição dos moçambicanos em busca de melhores condições económicas. Aí permaneceu até 1958, data em que aceitou o emprego de encarregado de limpezas de uma galeria de arte em Joanesburgo, onde se manteve até 1966.

Aos 25 anos, na Cidade de Cabo começou a desenhar, a pintar e a frequentar exposições e galerias de arte. Em 1968 realizou a sua primeira exposição individual e, três anos mais tarde, passou a dedicar-se a tempo inteiro à arte. Em 1975, por ocasião da Independência, regressou a Moçambique onde continuou a pintar. Ele não usa nenhum pincel mas apenas espátulas e tintas de óleo, numa técnica que ele mesmo chama: “Técnica do Mucavele, que nenhuma universidade pode ensinar”!

O CCFM em parceria com o Núcleo de Arte, a Escola Nacional de Artes Visuais e Gungu Produções, além de oferecer ao público a exposição do Mestre Mucavele, realiza um documentário sobre o homem, a vida e a obra (estreia Setembro 2010).

Texto e fotos retirados aqui

Saiba mais sobre o artista aqui, aqui e aqui
a