março 13, 2011

Melita Matsinhe & Band no Cafeteatret, Oslo

Recebo pelo correio electrónico a informação sobre de composições de Melita Matsinhe [www.myspace.com/melita-matsinhe ], escuto os três temas ali presentes, simpatizo-me com “saudades”.

Melita vai apresentar o seu novo projecto "Melita Matsinhe & Band, composta por 5 músicos [Melita Matsinhe - piano, lead vocals, Amade Cossa - percussion, backing vocals, Doudou Gonçalves - drums, Harris Bass - el bass, backing vocals, Jason Harden - alto sax, backing vocals ]. Apresentação será no Cafeteatret, dia 17 de Março, as 20h.

Melita Matsinhe & Banda
Foto : Javier Auris Chávez

Melita Matsinhe nascida em Moçambique, adolescente em Cuba, onde teve a formação pianista classica, actualmente reside na Escandinávia.

Melita é pianista que floresceu assumindo-se como compositora, cantora, poeta e líder de banda. Considera-se cidadã do mundo com influências desde os ritmos tradicionais, aos géneros urbanos de Moçambique, a escola clássica da música, os ritmos e “fillin” cubanos, as influências universais, como a música coral da igreja, o pop, o rap, o reggae…todos estes elementos transparencem na sua música, como artista e como Mulher.

No entanto, Melita não se limita a apenas uma forma de expressão. Com o seu piano, actua cantando, ou declamando poemas seus, sob acompanhamento de música improvisada. Melita não se limita a padrôes pré-estabelecidos.

Melita diz de si mesma "eu escrevo, para escapar da insanidade desta vida; e canto, para libertar-me da perseguição constante das palavras oprimidas e nunca ditas; das palavras guardadas". Cada performance é um momento divino, um momento especial, em que todas as previsões são quebradas;

Para além do projecto Melita Matsinhe & Banda, Melita tem apresentado a solo (voz e piano) uma vez por mês no Caroline's Cafe, Oslo e participa no projecto de plataforma com a bailarina brasileira Luanda Jacoel. Dentre vários eventos, participou recentemente no festival Afrikan History Week em Oslo e festival Rock for Mozambique na Suécia. Para além de historiadora Melita é consultora em festivais e outros eventos culturais.


Conheça Melita Matsinhe vistando :

www.myspace.com/melita-matsinhe

www.facebook.com/Melita-Matsinhe-Band

http://nyabetse-tatinguwaku.blogspot.com

Exposição Fotográfica -Mphanda Nkuwa


Data: De 15 - 22 Março de 2011

Horário: 14:00 - 19:00 Horas

Local: Associação Moçambicana de Fotografias Av. Julius Nyerere n.618

Organizado por : Justiça Ambiental & Friends of the earth Moçambique

Acústico de Poesia - Vomitando Palavras