agosto 12, 2007

O REI ESTA DE VOLTA...JP O BLUES MAN

Sabado, 11 de agosto de 2007, o cartaz do Xima (um espaço de música ao vivo) anuncia a actuação de João Paulo e Amigos ...fiz a questão de avisar alguns amigos...alguns dos quais se fizeram presente no local.

Antes da hora, a concetração de muitos estava no jogo da noite, Sporting e o Porto, uns foram a xima para ver o futebol e o JP, tudo ao mesmo tempo não era possível pois decorriam em salas diferentes. ...lá dentro tocavam os amigos do Blues Man, não se conseguia localizar o artista, ninguém disse nada ...não queriam desanimar a plateia que veio para ver o João Paulo.

A banda de acompanhamento arracou com alguns temas, Nanando, guitarrista e Miranda o baterista interpretavam temas clássicos do mestre Fanny Marivata Mpfumo, faziam assim um compasso de espera para presença de João Paulo... A noite era longa, 23 horas, Max (da banda os Monstros) é convida para o palco...arranca com temas como I Cant Stop Loving You , do Ray Charles...a caminho do terceiro tema, uma enchete invade a sala, os presentes ficam preocupados, será chuva?...é a chegada de João Paulo, já esta nos bastidores...agora é que vai aquecer...murmuravam alguns fãs na plateia.

Trajado de calça preta, camisa branca, plover preto, de sapatilhas e não texanas (por conselho médico) JP subiu ao palco...palmas, sorrios, assobios, cameras digitais, registando imagens....sinal positivo, O REI QUE ESTA DE VOLTA.

Calmo e sorridente fala o que sente e sabe...Existem idiotas que pretendiam ver a minha perna serrada (amputada)...não aconteceu...minutos depois, grita Viva República...continua com seu discurso alegre...diz viva Mafalala, Xipamanine, Chamanculo, Liberdade, Matola, Xiquelene... relaxa e lembra-se que estamos em plena madrugada de Domingo...pede silêncio e aconselha a rapaziada que o Domingo é sagrado, temos que ir a igreja...convida a mesma rapaziada para um coro lindo no tema de Fa-Fa-Fa-Fa- (Sad Man) de Otis Reending e mais tarde deu por terminado a sessão com o tema awanithederi do poeta da música moçambicana Gabriel Chiau, e A feel Good de James Brown que serviu para um dizer tchau a todos aquela noite....

Na lista de amigos para juntar cantarem com o Blues Man estavam na ficha técnica Nanando na guitarra, Nando no baixo, Miranda na bateria , Valgy no teclados...mas atento a plateia João Paulo descobre que esta entre os fãs na plateia, convida-o ao palco, um abraço amigo

Porque a noite ainda era uma crinaça, JP pretendia encontrar a malta do sítio, O Cafe-bar-Gil Vicente...fala com jovem Queiroz a pessoa que lhe trouxe no Xima e eu? aproveito a mesma boleia.

São 03:30h estamos no Gil Vicente, a plateia nota a presença de JP, minutos depois o blues man recebe a informação que não poderá matar as saudades cantando pois o seu baixista, Carlos Ngove não estava presente. João Paulo senta para assistir seus colegas, no palco esta Rufas Maculuve nos teclados, Jorge Domingos na guitarra solo, na bateria Helton e no baixo o jovem Sufixo.

Linda noite de sabádo.Conheci sufixo tocando bateria na Associação dos Músicos Moçambicanos, mas já tinha informação sobre a sua polivalência, alias, na manhã do sabado, 11.08.07 era o responsavél pela execução do teclado na banda os Sonhadores na 7ª edição do concurso musical para jovens talentos OS K`QUEREM... diga-se a verdade, o sufixo é um talento que promete, alias já é...Força Sufixo