janeiro 24, 2008

MATOLA LANÇA CONCURSO PARA 3º FESTIVAL DE JAZZ

Eis a publicidade da segunda edição do Festival de Jazz da Matola

O CONSELHO Municipal da Cidade da Matola vai lançar brevemente um concurso público para a realização da terceira edição do Festival de Jazz da Matola. O concurso estará aberto a todas as entidades públicas ou privadas e ainda singulares ou colectivas

Com este concurso público, o Município da Matola pretende encontrar uma entidade competente e capaz de continuar, a partir da edição deste ano, a realizar os festivais na mesma linha que vinha sendo levada pelo Município da Matola.

Ao primar por esta iniciativa, o Conselho Municipal da Cidade da Matola pretende deixar de organizar os festivais de Jazz, pois, como se sabe, o evento era produzido por aquela autarquia, que foi quem desenhou e massificou a ideia.

Dados fornecidos ontem ao nosso Jornal por Licínio Mauaie, do Município da Matola, indicam que no quadro das responsabilidades entre as partes, a autarquia ressalvou que gostariam que a entidade a quem será entregue o projecto continuasse a trabalhar dentro do mesmo espírito, o que significa, por exemplo, que a maior parte das bandas a marcarem presença fossem moçambicanas.

Por outro lado, o evento não deve mudar de nome, continuando a ser conhecido como: “Festival de Jazz da Matola”, e do local da sua realização, que é no Auditório Municipal da Matola.

Licínio Mauaie disse ainda que, já foram traçados os critérios do concurso, sendo que o mesmo está previsto para que seja lançado já em Fevereiro próximo.

A primeira edição deste evento teve lugar em 2006 e contou com a actuação de músicos moçambicanos que se dedicam àquele estilo. No arranque do evento, os organizadores decidiram homenagear o falecido músico Gito Balói (1965-2004).

A homenagem a Gito Balói, baixista e cantor moçambicano que se tinha radicado na África do Sul, derivou do facto de ele ter sido matolense antes deixar a sua terra natal para procurar melhores condições de vida no país vizinho.

Jimmy Dludlu, Moreira Chonguiça, Hortêncio Langa, Nanando, Jorge Domingos e as bandas Matola Jazz, Malhangalene Jazz Quartet, Manganês, Pazedi, Tucan-Tucan e Nondje foram as primeiras estrelas a actuar no primeiro festival daquela autarquia, que tem como patrono o edil Carlos Tembe.

Foto: Ouri Pota

Texto: Jornal Noticias, 24/01/08



ARTISTAS HOMENAGEIAM HEROIS NACIONAIS

OS combatentes da luta de libertação nacional serão homenageados pela passagem do 3 de Fevereiro, Dia dos Heróis Moçambicanos. O evento terá lugar no Núcleo de Arte em Maputo e no Museu Galeria Chissano no Bairro Fomento–Sial na Matola, e reunirá artistas de várias expressões artísticas.

Assim, a exposição do Núcleo de Arte abre a 1 de Fevereiro, enquanto a do Fomento-Sial está agendada para 19 de Fevereiro.

Nota de particular importância aponta para o facto da exposição da Galeria Chissano ser antecedida de uma palestra em que será invocada a vida e obra de um dos maiores mestre da arte em Moçambique.

A este propósito convém aqui recordar que o mestre Chissano completa este ano 14 anos do seu desaparecimento físico.

De realçar que as duas mostras têm por objectivos homenagear os heróis moçambicanos e, por outro, solidarizar-se com as vítimas das cheias que assolam o país.


Foto : Ouri Pota (Artistas no workshop Revivendo Mestre Chissano, 19/10/07)


Texto : Jornal Noticias, 24/01/07

janeiro 23, 2008

SOMOS INTERLOCUTOR CERTO ENTRE ARTISTAS E GOVERNO – afirma Gilberto Cossa, novo presidente do Núcleo de Arte

DOIS anos não são suficientes para, estando à frente dos destinos de uma instituição como o Núcleo de Arte, realizar na plenitude todas as acções a que se propõe. Porém, os mesmos anos também não são poucos, isso desde que se definam prioridades e se leve o trabalho a sério.

Texto completo, confira aqui