outubro 30, 2008

A Flauta do Oriente...por Daniel da Costa

Quando soube que Daniel da Costa iria apresentar o seu terceiro livro em Tete , terra natal e no mês do escritor, optei por ligar e colocar algumas questões.

Mãos_Qual a data do se aniversario

Daniel:Eu…24 de Outubro…porque

Mãos_Pensei que o lançamento do livro em Tete tivesse como propósito o seu aniversario e o regresso a terra Natal

Daniel: Não… (risos) actualmente estou a fazer os meus trabalhos em Tete…não tem nada a ver com o meu aniversario…assim como o lançamento podia ser para comemorar, casamento, aniversario…o regresso do filho a casa…


A Flauta do Oriente é a terceira obra do Daniel da Costa. Alguns já conheciam os seus escritos, outros o conheceram na primeira obra Xingondo e posteriormente na segunda, A Ciência de Deus e o Sexo das Borboletas, ambas lançadas em Maputo.

Nesta segunda obra, o escritor Moçambicano Mia Couto escreveu... Este A Ciência de Deus e o Sexo das Borboletas retoma aquilo que é uma vocação quase esquecida na nossa literatura: a de visitar o nosso quotidiano por via de um voo muito especial que se chama ironia. Em geral, nós rimo-nos para esquecer. Depois, acabamos chorando por lembrar demais. Mas o riso a que nos convida Daniel é um outro, quase oposto....

Sobre a recente obra, A Flauta do Oriente a ser lançada hoje em Tete, às 18 horas, na sala de conferências do Hotel Zambeze, terra natal do escritor, o editor da Ndjira, Fernando Couto escreveu … Cada uma destas crónicas, além da sua variada originalidade, distingue-se também pela evocação do nosso quotidiano citadino e suburbano. Prima pela singeleza expressiva pelo humor crítico algumas vezes aligeirado pelo humanismo com que nimba alguns personagens, todos eles evocados com um olhar muito atento.

Visite o site do Daniel a Costa

www.danieldacosta.nl