julho 08, 2011

Deodato Siquir lança 2º CD “MUTEMA” na Suécia

MUTEMA é uma dedicatória póstuma a minha Mãe - Berta Telma da Conceição Manjate
- Deodato Siquir


O músico e baterista moçambicano Deodato Siquir radicado na Suécia lança dia 09 de Julho do corrente mês, o seu 2º CD intitulado MUTEMA, no espaço Visons Butik, na cidade de Estocolmo.

O disco constituído por 11 temas é uma mistura de ritmos tradicionais africanos e o jazz, temas gravados em Moçambique e na Suécia, muitos deles cantados num “mix” do Tonga, inglês e Português com vista a internacionalizar o seu trabalho.

Mutema reúne composições que retratam uma homenagem póstuma a sua mãe falecida a 9 de Julho de 2009 [passam 2 anos sem a mãe]. Como forma de imortalizar a sua querida Mãe Berta Telma da Conceição Manjante de nome tradicional MUTEMA.

MUTEMA significa coração na língua Lingala do Congo

O amor, paz, saúde e prosperidade são temáticas que integram o disco MUTEMA. Recordar que MUTEMA não é substituição do disco em prelo “MANDAMENTOS DA VIDA” que o artista havia prometido aos seus fãns.

O Álbum MUTEMA conta com a participação de artistas moçambicanos [Chico Matada, Celso Paco, Isildo Novela, Matchote, Nelton Miranda ,Felipe Robles [Chile], Preben Carlsen, Signe Lykkebo Dahlgreen,Soren Heller, Thomas Hyllested [Dinamarca] Phong Le, [Vietnam], e Yaya Diabate [Senegal ].

Recordar que Deodato Siquir, músico moçambicano lançou em 2007 em Copenhaga, Dinamarca, o seu primeiro CD a solo intitulado “Balanço” o qual foi directo para o prestigiado World Music Charts Europe, Top 10 na RDP África, no programa Música sem Espinha e mereceu o prémio Revelação na parada de música moçambicana da Rádio Moçambique, o Ngoma Moçambique 2008.

Em Moçambique os discos estarão disponíveis a partir do dia 9 de julho corrente, no Gil Vicente e Ambients Bar.

Escute a entrevista do músico e baterista aqui

Compasso - Deodato Siquir 07 jul 2011 by Deodato Siquir

A Ministra - de Romão Cossa




A obra de Romão Cossa está disponível na Associação dos Escritores Moçambicanos em Maputo [Av. 24 de Julho, nº 1420 ] .

Romão Cossa, nasceu a 10 de Março de 1951 em Mandlhacaze, provincia de Gaza, filho de mãe doméstica e pai funcionário banceario. Entre 1957 e 1959 frequenta a Escola Primária na Missão de S.Benedito dos Muchopes -Mangunze - Gaza. Em 1960 vem a Lourenço Marques, onde concluiu o ensino Primário na Escola S. Gabriel da Munhuana - Bairro Indigena, em 1964.

Em 1971, cursa enfermagem na Escola Técnica dos Serviços de Saúde Calouste Gulbenkian. Em 1972 é forçosamento incorporado no Exército Colonial Português, passa por Boane e Chimoio onde se especializa em Polícia Militar. No mesmo ano ruma para a cidade de Tete, para estancar a desordem e anarquia perpetradas pelas forças Armadas Portuguesas na Cidade e subúrbios. Posteriormente participa nas escoltas de material para a construção da barragem de Cahora Bassa, de Moatize e Songo e da Beira a Songo.

Em 1974 é desmobilizado.Em 1978 concluiu o ensino Secundário na Escola Josina Machel em Maputo. Entre 1979 a 1981 é graduado no Instituto de Ciências de Saúde de Maputo, como enfermeiro especializado em Anestesiologia tendo sido afecto na Província de Inhambane. Em 1984 regressa a Maputo e é afecto ho Hospital Central de Maputo.

A Ministra é a sua estreia em livro.

Texto da Contracapa do Livro.
Lançamento oficial 8 de Julho de 2011