fevereiro 21, 2007

ALGUMAS FOTOS " SONATA A TRÊS MÃOS"

Escultura – Mieke Oldenburg

Escultura – Mieke Oldenburg


Pintura - Gemuce


Pintura - Gemuce

SONATA A TRÊS MÃOS NAS PAREDES DO CCFM

Sol e Sombra (Gemuce)
São três artistas, três formas de expressão ( Desenho - Malangatana, Escultura – Mieke Oldenburg e Gemuce - Pintura) numa SONATA A TRÊS MÃOS, uma colectiva patente no Centro Cultural Franco Moçambicano até 23 de Fevereiro.

Só pude passar pelo Centro Cultural Franco Moçambicano, CCFM, nos dias 13 e 22 de Fevereiro. Nesta exposição já conhecia as obras ou melhor a linha característica dos artistas Malangatana e Gemuce enquanto que as obras de Mieke Oldenburg constituíram novidade com as suas esculturas em bronze e barro, destacando as miniaturas resultado de uma criatividade.

Em relação aos artistas que já os conheço, os mestres Malangatana e Gemuce, a minha visita ao CCFM serviu para reviver os traços já característicos (Malangatana) e as inovações (Gemuce).

Na exposição SONATA A TRÊS MÃOS, nota-se que Gemuce mais uma vez não esconde o que lhe vem no subconsciente, liberta-o expondo na tela o seu sentimento através da pintura em aguarela e óleo sobre tela.

Gemuce exterioriza as suas vivências, perfurando desde as zonas sub urbanas e urbanas com objectivo não só de entreter os seus fãs, mas também para sensibilizar a sociedade em preservar o meio ambiente como sugere na obra “Bairro sem lixo” (técnica aguarela 82.5 x 43cm, Ano:2006).

Acrescido das influências provenientes das correntes clássica, moderna e contemporânea Gemuce leva consigo inconscientemente para a tela a bicicleta, um meio de transporte bastante usado na sua terra natal...talvez seja saudade...por curiosidade ligo para o artista e pergunto a presença frequente da bicicleta nos seus quadros, a resposta não tarde...provêm do subconsciente (risos).
Na mostra SONATA A TRÊS MAOS os artistas não deixaram de lado a beleza feminina, o mestre Malangatana mostra na obra OS EMARANHADOS ou em MEDITANDO SOBRE O AMANHÃ a estética feminina, a Mieke talvez por ser mulher, apresenta nas suas obras 90% a figura feminina dai que baptizou uma das suas obras por AFRICAN QUEEN (Técnica: Bronze, 40 cm Ano:2006) e Gemuce BRANCO NO PRETO (Técnica: Óleo S/tela, 120x100cm, Ano: 2006), SOL E SOMBRA (técnica: Óleo S/Tela, 120 x 100 cm, Ano 2006).

SONATA A TRÊS MÃOS
De 06 à 23 de Fevereiro de 2007 no Centro Cultural Fraco Moçambicano
http://muvart.blogspot.com (blog do movimento em que Gemuce faz parte)