maio 17, 2008

Txikiss

Há meses, pelas ruas do porto perguntei a um amigo, por onde anda o TseTse, o jovem das “dreads” vermelhas? aquele do timbila muzimba?…o meu compatriota respondia: esse esta em Évora, anota ai o email dele… Mantive os primeiros contactos...em forma de questionário, perguntei: onde andas? o que que é feito de ti ?…duas semanas depois, Tsetse responde com um link anunciando a estreia mundial da banda Txikiss ….Estou a “jobar” nesta banda Mano – assinava assim o email.





Txikiss é uma banda internacional, de músicos radicados e que vivem em Évora

A banda que surgiu em Janeiro de 2008 e teve sua estria mundial a 11 de Abril de 2008 é composto por António Tavares - Guitarra, Percussão e Voz, Tse-Tse- Mbira, percussão e voz,Bruno Cintra- Batéria, Percussão, Flauta Tamborileiro , Voz e Hugo Fernandes- Violencello, Guitarra e Voz.

A sua inspiração é a base da acústica de vários continentes, com viagens a Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Brasil, e anexando influencias de vários estilos de música de todos continentes, com um principio básico, a mensagem Revolucionária e intervencionista.

A próxima aparição da banda será no ALKANTRA FESTIVAL a 5 de Junho e terá como convidado Gil Nave, no Saxofone, Flauta, Concertina e Guitarra. Enquanto isso não acontece, dois temas podem ser apreciados no youtube nomeadamente: Não Pensa, Dança e Gracinda.

Não conheço Londres… a visita a este pais esta para breve. De lá onde não conheço, chega o e-mail de um amigo, Phiri Macuacua, com boas notícias.

Phiri fala da sua exposição que pode ser vista ate o dia 1 de Junho da Galeria THE SPENCE.

A exposição que é individual, Phiri atribui lhe o titulo de FOUR PHASES. Na mostra estão presentes pinturas feitas a óleo e acrílico.

Se já esta ou vai passar por Londres, procure pela Galeria THE SPENCE, 178 Stoke Newgington Church Street N16, certamente que vai conhecer as obras do Moçambicano Phiri Macuacua.

Phiri Macuacua a saida da Galeria THE SPENCE,

178 Stoke Newgington Church Street N16

Saiba mais sobre o artista aqui:
http://www.artphiri.com/

Fotos : cedidas gentilmente pelo artista

maio 13, 2008

ARTE É UMA FORMA DE SOBREVIVÊNCIA

KANIMAMBO e NKONGOMETO é assim que o artista plástico Sebastião Matsinhe apresenta as exposições de pintura agendadas para última semana de Maio.

A partir de 22 à 29 de Maio de 2008, os amantes das artes plásticas em Maputo podem visitar na Mediateca do BCI-Fomento – Espaço Joaquim Chissano para apreciarem a nona exposição individual de Sebastião Matsinhe chamada KANIMAMBO (obrigado).

No dia 23 de Maio de 2008 na Associação Moçambicana de Fotografia, Sebastião Matsinhe ao lado de seus amigos e apresentam a colectiva NKONGOMETO (Destino), exposição que encerra à 1 de Junho.

As exposições “KANIMAMBO e NKONGOMETO” fazem parte das actividades agendadas para assinalar o Décimo Aniversário de carreira Artística de Sebastião Matsinhe sob o lema O Destino É Imprevisível, Mas A Aposta É Vencer!

Actualmente Sebastião Matsinhe faz a sua formacao na University of the Western Cape, na Africa do Sul, aliás foi nesta Universidade que em 2005 e 2007 recebeu o grau de BA (bacharelato) e BA Honours (licenciatura em artes - Antropologia).

Quem e Sebastião Matsinhe?

Veja aqui: http://www.artsmatsinhe.com/