novembro 22, 2007

MINGAS.... 30 ANOS DE CARREIRA

Existem várias formas de dizer obrigado a quem nos ajuda. Mingas prefere dizer obrigado cantando, dai que agendo o primeiro obrigado para hoje 23 de Novembro de 2007, as 20:30h, um concerto Musical no Centro Cultural Franco Moçambicano.

O presente concerto que faz parte de um conjunto de três apresentações agendadas O Franco Moçambicano-23/11, Coconuts 30/11, e bairro do Zimpeto 15 de Dezembro, é um brinde aos seus fãs, amigos e parceiros que directa ou indirectamente deram um apoio simbólico para que Mingas pudesse progredir na sua carreira e ser considerada cantora e compositora de todos os Moçambicano”.

Para a noite de 23 de Novembro no CCFM, a cantora será acompanhada pel sua banda habitual (Nondje) que ao lado de instrumentistas moçambicanos a residirem em Cape Town farão a festa dos 30 anos de carreira de Elisa Jamisse (Mingas).

A iniciativa coordenada pela SONARTE, visa enaltecer o papel da cantora, que durante muitos anos soube partilhar os momentos bons e dificies que posteriormente deram contributo para a sua afirmação na música e no mundo das artes.

Natural de Maputo, tem disponível no mercado nacional o seu primeiro CD a solo, Vuka Africa , com 13 temas, dentre os quais contém também registos de temas a quando a sua integração no Grupo RM, Orquestra Marrabenta Star de Moçambique e Amoya.

Digressões escalando Portugal, Cabo Verde, Brasil, França, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Noruega, Dinamarca e Suécia, cantando ao lado de nomes como Miriam Makeba, Harry Belafonte, Hugh Massekela, Paul Simon, Manu Dibangu Gilberto Gil e Hermeto Pascoal, mostra a maturidade que a cantora possui, dai que merece também ouvir o seu obrigado num deste concertos (CCFM, Coconuts e bairro do Zimpeto).

Leia aqui a entrevista com Mingas feita por Gil Filipe do jornal Noticias

novembro 19, 2007

Futuro da música africana nas mãos de Chico António

CHICO António é um alquimista da música moçambicana. Escreveu isso um jornalista francês que viu o nosso compatriota actuar – há cerca de um mês - na terra de Charles de Gaulle. Não resistiu em dizer que o futuro da música africana está também nas mãos do nosso compatriota.


Veja o artigo completo aqui


Fonte:
Texto: Alexandre Chaúque, Jornal Noticias
Foto: http://www.arambare.ptibook.com/index.php?page=galerie&serie=05-03/03-03&photo=0003-0710281030422

novembro 18, 2007

PREFIRO ME CALAR PARA NÃO ABALAR MINHA FÉ

afirma Amin Nordine, poeta moçambicano, Prémio Municipal da Cidade de Maputo

Amin Nordine (camiseta branca) e João Paulo Quehá

Tira-me uma foto rapaz, um dia vais precisar dessa foto...wene pá... tira-me ao lado do meu amigo, o grande artista Joãooooo Pauloooo Quehaaaaá...eu não sou nada, mas Quehá é uma estrela. Assim falou Amin Nurdine no encerramento do festival de arte revivendo mestre Chissano ( 20/10/2007) no Museu Galeria Chissano na Matola.

Amin Nordine tinha razão, hoje ilustro esta conversa connversa entre o Poeta e Alexandre Chauque, jornalista do jornal Noticias.

Entrevista completa click aqui

Fonte:
Texto: Alexandre
Chaúque, Jornal Noticias
Foto: Ouri Pota