abril 05, 2010

AFRICAN REMIX na Galeria 9ARTE em Lisboa


Faz tempo que recebi este convite para apreciar as obras do artista plástico moçambicano, Ilídio Candja, na galeria 9Arte em Lisboa. Acredito que ainda vou a tempo, pois a mostra encerra no dia 26 de Abril de 2010.

Pela curiosidade pergunto ao artista o que poderea agrader os meus "olhos" Ilídio disse apenas que apresenta trabalhos novos, dos quais não os conheco, pois já não o visito [no atelier ] a muito tempo e acrescenta que são trabalhos produzidos entre 2009 até meados de Fevereiro de 2010.

Tomo como base a pintura rupestre e trago para actualidade contemporânea o meu ponto de vista em relação a esta arte ancestral. “Remixando” estas pesquisas com as minhas ideias, surgem as pinturas que a maior parte chamo-as de Metamorfose”.- afirma Ilídio Candja

Ilídio Candja
Foto: Ouri Pota

Ilídio Candja dedica-se exclusivamente a pintura com intuito de divulgar a cultura moçambicana. Para este ano [2010] tem agendado mais duas exposições individuais nos meses de Maio em Braga, na Galeria IKON e em Novembro na galeria Aparte, no Porto.

Saiba mais sobre obra do Ilidio Candja aqui, aqui e aqui