julho 15, 2011

III Festival Internacional de Cinema Documentário sobre género

Aberto o prazo de apresentação de filmes a concurso para “MUJERDOC” – III Festival Internacional de Cinema Documentário sobre género organizado pela ONG Mujeres del Mundo.

A data limite de apresentação dos trabalhos é 30 de SETEMBRO de 2011.

Esta 3º Edição do Festival terá lugar no próximo mês de Março na cidade de Soria, (Espanha).

Os prémios de MUJERDOC 2012 são:

- Prémio Mujer: 2.000 euros (Filmes em que a realizadora seja mulher)

- Prémio Mediometraje/Largometraje: 2.000 euros (superior a 60 minutos)

- Premio Cortometraje: 1.000 euros (até 60 minutos)

+ INFORMAÇÃO:

www.mujerdoc.es

www.mujeresdelmundo.es

julho 14, 2011

Verdades Ocultas, de Victor Sousa

«Victor Sousa, artista multifacetado, apresenta nesta exposição um trabalho realizado entre 2009 e 2011, em cerâmica e pintura. Remete para o universo feminino, como não poderia deixar de ser. A mulher, nos trabalhos de Victor Sousa, é sempre objecto de representação. Ela é representada com uma carga expressiva e detentora de uma áurea festiva que revela sensibilidade e amoralidade. Nas pinturas, a presença da figura feminina identifica a preocupação com os valores étnicos, familiares, morais e religiosos.

A escultura, em Victor Sousa, é menos utilizada como meio de expressão, tendo normalmente a argila como matéria-prima. Nela, o artista faz a representação do “oculto”, isto é, a forma e os elementos nela incorporados sugerem-nos uma ligação com a espiritualidade. Esta é uma das possibilidades plásticas de que Victor Sousa faz uso na forma e nos materiais como meio de adquirir energias cósmicas, carregadas de significado místico, sem deixar de lado o seu carácter decorativo, afectivo e expressivo.»

(Jorge Dias, do catálogo da exposição).

Saiba mais aqui