setembro 04, 2007

...BERÇO DA HUMANIDADE EM PINTURA...

Geralmente quando se destaca a palavra Berço da Humanidade, o continente Africano está no centro das atenções. O Berço que o artista plástico, Dito apresenta na sua 6ª exposição Individual na Asssociação Moçambicana de Fotografia (4- 13 de setembro) têm outra leitura.

Dito ( Pedro Jeremias Tembe) selecionou apenas 21 quadros para descrever a sua visão sobre o que entende por Berço da Humanidade. Escolheu a figura feminina para representar o respectivo Berço da Humanidade.

Dito explicando o quadro Mbita na Fogueira (oleo s/tela 110x80)

Das 21 obras, Dito aponta o quadro nº20 Mbita na Fogueira e diz que o mesmo tem vários significados...ali está representada a fome, pois onde há uma panela, temos em volta muitas pessoas, ou melhor confusão porque todos querem comer e na hora de servir, ninguem obdece ao outro....em volta da fogueira ouvimos estórias...

Nela descreve as ondulações do corpo femenino, as suas actividades predilectas, seus desejos e sonhos, nomeadamente o matrimónio, a alegria de uma mulher quando lhe é oferecida uma flôr... Quadros como A Esperança- nº18, Vida Consagrada- nº16, A noiva- nº8, Uma Conversa Agradável-nº15 descrevem o dia a dia das mulheres nas zonas rurais, onde cumprida a missão caseira ( busca da àgua na fontenária, a cozinha, lavar da roupa...) resta apenas o momento da conversa (a fofoca), o pular da corda, o tratamento do cabelo (as traças) ou ainda a o experimentar de uma linda capulana...o senta a baixo também está presente, pois servido pela mulher o homem vai passar por ali, para sorver a bebida tradicional e e ao som das palmas interpretar alguns cânticos tradicionais, claro de apaixonado...

A exposição patente na Associação Moçambicana de Fotografia encerra dia 13 de setembro, mas o contacto com artista quer para compra de obras não esta limitada.

Se estiver interessado registe os seguintes endereços:
ditotembe3@gmail.com ou ditotembe@yahoo.com.br

...A PULSAÇÃO DO RITMO E DA ALMA ESTÃO EM SINTONIA...

Aquario Soul é uma iniciativa que pretende abrir espaço para revelações, trazer a superficie, o de novo e qualitativo... fazer fluir novas dimensões para os nossos centros emotivos.

Os organizadores do evento defendem que a estagnação de muitos artistas e consequentemente do público em geral está na ausência da criatividade daí a desenfreada procura do humor, rima, batida ou mensagem fácil, daí a aposta ao Aquario Soul.

Artistas independentes seguindo o caminho que os leva ao topo da classificação honesta, sem correrias e nem empurrões. Tal como foi a educação cívica nas primeiras eleições em Moçambique, Não precisa empurrar, há lugar para todos (Ghorwane), é chegado o momento de marcar espaço para todos. Um espaço cuja a conecção flui entre o Hip Hop, Soul, Jazz com Roots, Groove e presença....

Aquario Soul, 8 de Setembro de 2007, no Africa Bar dia. 22 H.

setembro 03, 2007

INTERCAMBIO CULTURAL MOÇAMBIQUE – REPÚBLICA CHECA

A Escola Nacional de Artes Visuais em Coordenação com a Academia de Belas Artes de Praga – República Checa promovem de 06 à 09 de Setembro de 2007 um intercâmbio cultural nas diversas formas de expressão artistica na cidade de Maputo.

O jovem escritor Jorge Matine, do blog Chapa100 é o responsavel pelo convite dos 4 jovens Checos da Academia de Arte de Praga para ointercâmbio com Moçambique. Coube a Escola Nacional de Artes Visuais para a interação. Foram selecionados 10 estudantes do 4º e 5º anos dos Cursos de Artes Gráficas e Artes Visuais.

O intercâmbio será enriquecido por palestras, debates e projeção de filmes (que fizeram parte do festival de o karlovy Vary) produzidos pelos jovens autores de Belas Artes de Praga.