outubro 07, 2007

O DESTINO É IMPREVISIVEL,MAS A APOSTA É VENCER !

O prometido é devido. O artista plástico Sebastião Matsinhe durante as comemorações do seu 10º aniversário de carreira como pintor, disse que para além de exposições individuais, colectivas estão agendadas vários programas artísticos.

De 5 à 15 do Julho de 2007, Sebastião Matsinhe apresentou na Associação Moçambicana de Fotografia, em Maputo, a Individual Choro em Retrospectiva, trazendo quadros produzidos nos últimos dez anos de carreira.

Sebastião Matshinhe que acredita que O Destino é Imprevisivel, mas a Aposta é Vencer!, que por sinal é o lema das comemorações do 10º anoversário de carreira, o artista sai do Choro em Retrospectiva para poder sorrir com o público amante das artes plásticas. Eis a razão que na exposição colectiva com Mário Tique, Sebastião Matsinhe intitulou a por KUNWAYITANA o que na sua língua materna Xitswa significa Sorriso.

Em Kunwayitana o sorriso apenas não é para quem fôr a exposição, mas sim um reencontro artistico entre Mário Tique e Sebastião Matsinhe.

Orgulhosamente Sebastião Matsinhe afirma ser fruto de Mário Tique na pintura, ele é meu mestre, dai que a exposição é dedicada a Samora Machel (Homem que admiro) e Mário Tique o mestre...”. Cada artista vai apresentar na modalidade de pintura 12 obras.

Mário Tique interpreta a sua maneira o Kunwayitana. “ ...é um reencontro, pois sem me lembro, conheci o Sebastião Matsinhe aos 6 anos ali na escola Primária 16 de Junho, quando descobri que ao meu lado existia alguém que gostava de brincar com lápis...foi assim que Eu e Sebastião Matsinhe tornamo-nos amigos, colegas de arte e irmãos.....” assim o diz Mário Tique.

Creio que muitos amantes das artes não puderam participar no Choro em Retrospectiva, por vários motivos, mas a está Kunwayitana há motivos para estar presente...pois é uma aula sobre a inserção do Artista Plástico, Sebastião Matsinhe sorrindo ao lado dos eu mestre Mário Tique, este que não aparece publicamente com suas obras desde 1996.

O Hotel Avenida em Maputo é o local escolhido para apresentar KUNWAYITANA (Sorriso) de 20 à 27 de Outubro de 2007, das 09 h às 21 horas.

1 comentário:

Magus DeLirio disse...

O premio q t foi atribuido e merecido, teu blog e +. Agora, como e que a malta vota para o premio que instituiste? Espero tua visita.