agosto 03, 2007

PARABENS UNGULANI BA KA KHOSSA COMPLETOU MEIO SÉCULO DE VIDA ...

Soube que Ungulani Ba Ka Khossa também se chama Francisco Esaú Cossa, depois de ter lido a obra Os Habitantes da Memória, do escritor Nelson Saúte, 1998.

Como forma de dizer um parabens, optei por situar os visitantes do blog dando a conhecer a data e hora de nascimento do escritor, baseando-me no extracto de um texto que o próprio escritor escreveu no seu livro Orgia dos Loucos: Nasci às 0.45 do dia 1 de Agosto de 1957 em Inhaminga, Sofala.

Talvez o leitor esperá ao longo do texto encontrar uma biografia do autor, adianto que não irá encontrar, pois Ungulani Ba Ka Khossa afirma no mesmo livro que O resto não interessa, justifica citando Roland Barthes “Só há biografia enquanto a vida é improdutiva.Desde que produzo, desde que escrevo, é o próprio texto que se apropria (felizmente) do meu tempo narrativo. Assim optei duma forma diferente, em coro na companhia dos leitores do blog dizer PARABENS ao escritor, apresentando um texto extraído do livro Orgia dos Loucos, com o título Fábula do Futuro

FÁBULA DO FUTURO


Apesar dos seixos, dos cascalhos, das margens, tentarem raivosamente travar o movimento das águas, elas correm, límpidas, belas e, como mulheres esbeltas, saracoteiam maviosamente as ancas, deixando as margens comidas pela inveja e os seixos desprovidos de ódio.

Adiante, sempre contumazes, os troncos atiram-se às aguas tentando desviar o curso construindo com suor. Em remoínhos sonoros, vibrantes, as águas transpõem e arrastam consigo os vários obstáculos com sorriso prateado, reluzindo à superfície.

E o mar, sempre aberto, eis que a todos recebe: é o estuário que engolfa, é o delta que se atira desordenamente, é a escória que se infiltra. E nesse movimento contínuo, perene, nunca se alterou a cor das águas do mar, as suas ondas, a sua coqueluche.É a democracia na natureza

Foto do autor extraída do site:
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=11&idRec=2412

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens Hungulani ba ka Khossa...Tenha muita saude...