Recebo pelo correio electrónico a informação sobre de composições de Melita Matsinhe [www.myspace.com/melita-matsinhe ], escuto os três temas ali presentes, simpatizo-me com “saudades”.
Melita vai apresentar o seu novo projecto "Melita Matsinhe & Band, composta por 5 músicos [
Melita Matsinhe nascida em Moçambique, adolescente em Cuba, onde teve a formação pianista classica, actualmente reside na Escandinávia.
Melita é pianista que floresceu assumindo-se como compositora, cantora, poeta e líder de banda. Considera-se cidadã do mundo com influências desde os ritmos tradicionais, aos géneros urbanos de Moçambique, a escola clássica da música, os ritmos e “fillin” cubanos, as influências universais, como a música coral da igreja, o pop, o rap, o reggae…todos estes elementos transparencem na sua música, como artista e como Mulher.
No entanto, Melita não se limita a apenas uma forma de expressão. Com o seu piano, actua cantando, ou declamando poemas seus, sob acompanhamento de música improvisada. Melita não se limita a padrôes pré-estabelecidos.
Melita diz de si mesma "eu escrevo, para escapar da insanidade desta vida; e canto, para libertar-me da perseguição constante das palavras oprimidas e nunca ditas; das palavras guardadas". Cada performance é um momento divino, um momento especial, em que todas as previsões são quebradas;
Para além do projecto Melita Matsinhe & Banda, Melita tem apresentado a solo (voz e piano) uma vez por mês no Caroline's Cafe, Oslo e participa no projecto de plataforma com a bailarina brasileira Luanda Jacoel. Dentre vários eventos, participou recentemente no festival Afrikan History Week em Oslo e festival Rock for Mozambique na Suécia. Para além de historiadora Melita é consultora em festivais e outros eventos culturais.
Conheça Melita Matsinhe vistando :
www.myspace.com/melita-matsinhe
Sem comentários:
Enviar um comentário