agosto 12, 2007

O REI ESTA DE VOLTA...JP O BLUES MAN

Sabado, 11 de agosto de 2007, o cartaz do Xima (um espaço de música ao vivo) anuncia a actuação de João Paulo e Amigos ...fiz a questão de avisar alguns amigos...alguns dos quais se fizeram presente no local.

Antes da hora, a concetração de muitos estava no jogo da noite, Sporting e o Porto, uns foram a xima para ver o futebol e o JP, tudo ao mesmo tempo não era possível pois decorriam em salas diferentes. ...lá dentro tocavam os amigos do Blues Man, não se conseguia localizar o artista, ninguém disse nada ...não queriam desanimar a plateia que veio para ver o João Paulo.

A banda de acompanhamento arracou com alguns temas, Nanando, guitarrista e Miranda o baterista interpretavam temas clássicos do mestre Fanny Marivata Mpfumo, faziam assim um compasso de espera para presença de João Paulo... A noite era longa, 23 horas, Max (da banda os Monstros) é convida para o palco...arranca com temas como I Cant Stop Loving You , do Ray Charles...a caminho do terceiro tema, uma enchete invade a sala, os presentes ficam preocupados, será chuva?...é a chegada de João Paulo, já esta nos bastidores...agora é que vai aquecer...murmuravam alguns fãs na plateia.

Trajado de calça preta, camisa branca, plover preto, de sapatilhas e não texanas (por conselho médico) JP subiu ao palco...palmas, sorrios, assobios, cameras digitais, registando imagens....sinal positivo, O REI QUE ESTA DE VOLTA.

Calmo e sorridente fala o que sente e sabe...Existem idiotas que pretendiam ver a minha perna serrada (amputada)...não aconteceu...minutos depois, grita Viva República...continua com seu discurso alegre...diz viva Mafalala, Xipamanine, Chamanculo, Liberdade, Matola, Xiquelene... relaxa e lembra-se que estamos em plena madrugada de Domingo...pede silêncio e aconselha a rapaziada que o Domingo é sagrado, temos que ir a igreja...convida a mesma rapaziada para um coro lindo no tema de Fa-Fa-Fa-Fa- (Sad Man) de Otis Reending e mais tarde deu por terminado a sessão com o tema awanithederi do poeta da música moçambicana Gabriel Chiau, e A feel Good de James Brown que serviu para um dizer tchau a todos aquela noite....

Na lista de amigos para juntar cantarem com o Blues Man estavam na ficha técnica Nanando na guitarra, Nando no baixo, Miranda na bateria , Valgy no teclados...mas atento a plateia João Paulo descobre que esta entre os fãs na plateia, convida-o ao palco, um abraço amigo

Porque a noite ainda era uma crinaça, JP pretendia encontrar a malta do sítio, O Cafe-bar-Gil Vicente...fala com jovem Queiroz a pessoa que lhe trouxe no Xima e eu? aproveito a mesma boleia.

São 03:30h estamos no Gil Vicente, a plateia nota a presença de JP, minutos depois o blues man recebe a informação que não poderá matar as saudades cantando pois o seu baixista, Carlos Ngove não estava presente. João Paulo senta para assistir seus colegas, no palco esta Rufas Maculuve nos teclados, Jorge Domingos na guitarra solo, na bateria Helton e no baixo o jovem Sufixo.

Linda noite de sabádo.Conheci sufixo tocando bateria na Associação dos Músicos Moçambicanos, mas já tinha informação sobre a sua polivalência, alias, na manhã do sabado, 11.08.07 era o responsavél pela execução do teclado na banda os Sonhadores na 7ª edição do concurso musical para jovens talentos OS K`QUEREM... diga-se a verdade, o sufixo é um talento que promete, alias já é...Força Sufixo

3 comentários:

Anónimo disse...

olá Ouri,

Me alegra de ver este Blog tan bonito. Espero que voy tener chance de viajar para Africa en los proximos tiempos.

Saludos desde Costa Rica,
Torge

El kid disse...

Em 2002 tive oportunidade de passar algum tempo nessa bela terra que é Moçambique e conhecer o Jõao Paulo, Lemon do bar África e outros.
Hoje ao navegar na net descobri este blog e tive a felicidade de ver imqagems do meu amigo JP.
Um abraço a eles e parabems pelo blog, vou voltar.

Unknown disse...

Alo mano, tudo bom? Aqui e o Sufixo.
Thanks pelo comentario que fizeste por mim.