PEDRO LANGA nasceu no dia 6 de Dezembro de 1959 no distrito de Chibuto, província de Gaza, e foi assassinado na madrugada do dia 20 de Novembro de 2001 na sua casa, em Maputo.
Para além da sua vasta obra musical, constituída pelo menos por 40 músicas originais e tantos outros registos como viola solo em músicas da autoria de colegas, deixou também 5 filhos menores.
Ngoma, 1993 - Hortêncio Langa e Pedro Langa.
Campo do Maxaquene
- David Macuácua, Tina, Pedro Langa
Ngoma 1993 - Sox, Hortêncio Langa, Pedro Langa e Glória Muianga.
Roberto Chitsondzo, David Macuácua, Pedro Langa, Zeca Alage e Matchote.
1995 - Pedro Langa e Tchica.
Boane, 1980 - Pedro Langa
Fonte das Fotos (aqui)
Saiba mais sobre Pedro Langa (aqui)
3 comentários:
Oh god!, falei das minhas mortes, falei da paz, mas nem tudo eh tao simples assim. O Pedro, a sua calma, o seu olhar sempre tranquilo, a sua voz de ouro e os seus poemas/cancoes cheios de beleza...
E ter que se conformar com o silencio? Não, mano, é doloroso.
Thanks por o trazeres ao convivio mais uma vez.
...é doloroso sim...
O tempo passa...nem A, nem B...como se nada tivesse acontecido...
u yo mussiya kwini (aonde o deixaste?), este, 'e titulo de uma das musicas de Pedro Langa, onde ele pede encarecidamente que o tragam os filhos, para nao ter que morrer sem os ver, na verdade, uma especie de ultimo adeus, so que quando se apercebe que a pessoa a quem pediu nao os trouxe questiona: u yo mussiya kwini? (aonde o deixaste?)
penso que o Pedro nao teve tempo de dar o ultimos adeus aos seus filhos,nem a nos seus fas e para alguem que transpirava saude e juventude, isso nao faz sentido.
nao faz sentido, tambem, que oisca hoje as musicas de Pedro, com certeza de que nao o verei interpretando e nem a criar novas. mas do que quem o matou, porque o matou?
tha thaki thaka, thaki tha...Pedro langa, esse Xigutsavuma, esse ghorwane, esse genio....raios.
Enviar um comentário