junho 20, 2007

As Memórias do Engenheiro Luís Loforte

Rádio Moçambique:
Memórias de um doce calvário
(Autor:
Luís Loforte)


Fiz apenas uma leitura horizontal, soube mais sobre a história a Rádio Moçambique e do próprio autor que o conhecia como engenheiro e um "BOM OUVIDO" amante do Blues, alias, que digam os que assistiram o lançamento do livro no dia 18.06.07, na sala BCI Fomento...durante a cerimónia ecoavam os sons de Blues.

Quem foi ao lançamento teve a oportunidade de comprar o livro, escutar um bom Blues, um programa sobre a história da radiofusão em Moçambique, produzido pelo autor do livro com apresentação de Glória Muinga e Sonorização de Nassurdine Adamo.

Coisa diferente nos lançamentos. Confesso que perdi...

ARTE MOÇAMBICANA NA DÍASPORA


Pena não poder participar, mas recebi o convite da exposição em que o jovem Moçambicano Vasco Manhiça,participa ao lado dos artistas Claudia Seide (escultura) e Thorsten Poersch (Pintura) ambos da Alemanha.

Aos compatriotas e amantes das artes plásticas que se encontram na Alemanha, aqui esta o convite.

Quem sabe em breve algo sobre a exposição.

------
Uma visita sobre obras do Vasco Manhiça clique:

http://www.fotolog.com/vascomanhica/
http://www.kunsthaus-haven.de/html/vasco_manhica.html


junho 19, 2007

SEBAS ...10 ANOS NA PINTURA

Sebastião Matsinhe (trajado de preto) oferecendo uma obra a familia Cabral

Passam poucos anos que conheci o Sebastião Matsinhe, se me recordo foram os primeiros anos de jornalismo lá para os 1999/2000, ali na Av.Vladimir Lénine esquina com Av. Agostinho Neto.

Hoje recebo um fax do artista proveniente da University of the Western Cape, Cidade do Cabo Ocidental, República da África do Sul a informar que no âmbito no seu décimo aniversário de carreira como pintor vai apresentar vários programas artisticos tais como exposições indivudual e colectivas com amigos.

As comemorações do décimo aniversário do artista Matsinhe tem como tema: "O Destino é Imprevisivel, mas a Aposta é Vencer!"

Na aposta da vitória, Matsinhe arranca com uma individual intitulada Choro em Retrospectiva que será apresentada de 5 à 15 do Julho de 2007, na Associação Moçambicana de Fotografia, em Maputo, onde pretende mostrar os seus melhores quadros produzidos nos últimos dez anos de carreira.

Na colectiva ainda sem data, fazem parte amigos de profissão Calú, John Fornazini, Mário Tique, Walter Zand, Toni Paco e de outros nomes não confirmados para celebrar as comemorações do décimo aniversário do artista.

Recordar que Sebastião Matsinhe graduou este ano na África do Sul a 17 de Março, licenciatura em Artes, data em que arrancaram as comemorações do seu décimo aniversário artistico que agora escala Maputo para celebrar com os amantes das artes plásticas moçambicanas.

Familia Cabral exibindo o quadro oferecido pelo pintor Sebastião Matsinhe