março 22, 2007

AV. VLADIMIR LÉNINE EM FOTOGRAFIA

Uma das fotos patentes na exposição
Vladimir Lénine
Para quem não tem uma viatura pessoal, torna-se difícil conhecer na totalidade o trajecto da avenida Vladimir Lénine, pois é um troço que os semi colectivos percorrem esta via pela metade, ou melhor partindo da baixa da cidade este trajecto pode ser feito a pé ou numa boleia.
Da avenida Marien Nguabi (próximo ao mercado Janet ) em direcção a terminal desta avenida é possível dar continuidade esperado um chapa (semi colectivo).

Para quem não quer ou não consegue fazer está ginastica, o fotografo congolês leva-nos através das suas fotos expostas no Centro Cultural Franco Moçambicano a percorrer pela Vladimir Lénine conhecedo a sua realidade em várias dimensões.

Segundo as imagens colhidas pelo fotografo, Vladimir Lénine é uma avenida que tem sido alternativa para os que procuram ganhar o seu pão, e não só. É neste troço onde encontramos um dos mercados informais com melhores produtos desde o calçado, a géneros alimentícios. A arrumação deste produtos tornam a berma da estrada uma autentica obra de arte. Sapatilhas penduradas, lençóis, curtinas e vestes diferentes dão o colorido o outro lado chamado Compound.
O movimento da moldura humana quer deslocando a pé, quer a procura do autocarro a caminho e ou para escola, serviço ou ainda hospital são captados pelos olhos e criatividade de Sammy Baloji, incluindo ainda a beleza da mulher feminina africana que também complementou a minha vista....

Pouco pude falar deste jovem fotografo Congolês, Sammy Baloji. Sugiro que faça uma leitura pessoal desta avenida visitado a exposição no CCFM.

março 18, 2007

O DEDILHAR DO MANO CHICO

Quem é esse jovem,
de cabelo branco,

de guitarra na mão...

É o Chico António, o guitarrista, compositor...(resumindo é um artista)

Esta foto tirei em Setembro de 2006, no Xima, numa casa de pasto que todas sextas e sábados acolhe sessões musicais. As sextas está reservado para banda Xitende e aos sábados um convidado. Nesta Noite, a banda Xitende cedeu o palco para o mestre Chico, para uma demonstração, a um grupo de franceses que pretendia filmar algo sobre trabalhos do autor da composição CINETA...eu não hesitei, registei está imagem.

Onde anda o mestre Chico António? Está na França a convite do dramaturgo francês Jean Delore, para apresentações de teatro contemporâneo, cujo seu papel ë tocar a guitarra e cantar.

Em setembro deste ano Chico António vai à França para espectáculos musicais com o seu grupo constituído por Carlitos Gove, Rufas Maculuve, Stélio, Jorge Domingos e Ivan Mazuze.

Na Foto: Bateria Stélio, Teclados: Rufas Maculuve, Baixo: Carlos Ngove, Guitarra e voz: Chico António
Local
: Xima

ESCULTURA CERÂMICA NAS MÃOS DE MOÇAMBICANOS


Título: Rachas
Artista: Victor Sousa
Cerâmica - 60x35x20cm
Ano: 2001

Esta é uma das obras que está exposta no Museu Nacional de Arte, numa colectiva que reunido dez (10) artistas que apresentam vinte e oito (28) obras de Escultura Cerâmica.

Na verdade são trabalhos que despertam uma atenção não só na diversidade de linguagem, técnica assim como na representação nas diversas formas de expressão: o tradicional e o contemporâneo.


Título: Elementos Estruturados
Artista: Luis Muiêngua
Cerâmica - Dimensões Variaveis
Ano: 2005

Nela encontramos o processo de cada artista, quer em inovação e criatividade ou mesmo o estágio do desenvolvimento da cerâmica em Moçambique. São obras queimadas em fornos colectivos (núcleo de Arte, Cerâmica Arte ) e algumas em fornos particulares.

Quando for visitar a exposição, lembre-se de levar na recepção do Museu Nacional de Arte o folheto com rico historial da Cerâmica em Moçambique.
Patente até 8 de Abril de 2007.
_______
Texto adaptado do folheto:
CAMINHOS DA ESCULTURA CERÂMICA
, de Alda Costa e Jorge Dias, Março 2007.
Artistas participantes na exposição: (Anésia Manjate,Faizal Omar,Luís Muiêngua,Mudaulane,Mapfara,Reinata Sadimba,Sónia Sultane,Titos Langa,Tsenane e Victor Sousa).