novembro 03, 2007


Brevemente trago pequenas notas sobre actuacoes do Chico Antonio m Franca. Pela imagem, o sorriso algo do bom aconteceu...

MOCAMBIQUE PRESENTE NA 4ª BIENAL DE GRAVURA NO BRASIL

A convite da Casa do Olhar, o artista plástico Victor Sousa representa Moçambique na 4ª Bienal de Gravura de Santo André, no Brasil. Dos vários programas, Victor Sousa representa Moçambique na mostra didática e na produção de artistas de gravura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

Victor Sousa no seu Atelier
(
Fotografia: Fucho)

Victor Sousa é uma das referências quando se fala e Arte em Moçambique. Ele foi o primeiro professor Moçambicano de Arte na história da Escola Nacional de Artes Visuais, ENAV.

Victor Sala, actual director da ENAV descreve Victor Sousa como o homem que conquistou por mérito próprio, o seu espaço artístico, pintor que se notabilizou pela utilização e harmonização de cores, texturas e formas que marcaram a época histórica do pais e da sua vida...Sempre que cita Victor Sousa, não se esquece de referenciar que este artista foi o primeiro professor moçambicano a leccionar na área especifica, as disciplinas de cerâmica e gravura e as suas participações em actividades extra-curriculares, apoiando a realização de workshops e exposições organizadas dentro e fora da ENAV e o seu empenho trabalhando como professor voluntário.

Devido ao seu talento e empenho, o sociólogo moçambicano Filimone Meigos apresentou um texto comentado, do qual apresentamos um extracto "....o que Sousa nos vai traçando em continnum, e uma trajectória dum artista que procura trocar estabilidades misturando-as com a emoção...”

E eu,o que posso dizer deste Homem?Apenas, Moçambique esta bem representado.

Força Victor Sousa.

Rios dos Bons Sinais lançado no Brazil

Rio dos Bons Sinais e a nova proposta do escritor moçambicano Nelson Saúte. A presente colectânea de contos é publicada pela editora Língua Geral, que no ano passado colocou no mercado o livro do mesmo autor O Homem Que Não Podia Olhar Para Trás.

Rio dos Bons Sinais reúne dez contos inéditos e inclui textos de apresentação do cineasta brasileiro Ruy Guerra e do escritor moçambicano Mia Couto.

Para alem do lancamento da obra, Nelson Saúte falará para os alunos de cursos de graduação e pós-graduação em Letras Vernáculas e fará uma última apresentação da obra “Rio dos Bons Sinais”, agendada para o dia 7 de Novembro, na Livraria Travessa, em Ipanema.

A resenha da obra Rios dos bons Sinais aqui