outubro 19, 2009

PENÚMBRAS DA VIDA no Instituto Camões em Maputo

Sou curioso das artes plásticas moçambicanas. Confesso que não conheço os trabalhos do artista plástico Famós, mas fico feliz quando sei que haverá uma exposição... Matteo Angius, do Instituto Camões e Lizete Mangueleze, responsável pela comunicação nesta exposição não esqueceram do maosdemocambique e deixaram ficar a informação sobre o evento...o meu obrigado.

Quem estiver a caminho ou em Maputo, lembre-se que no dia 21 de Outubro, na Galeria do Instituto Camões-Centro Cultural Português, às 18h será apresentada a exposição PENÚMBRAS DA VIDA.


obra de Famós

Jorge Dias o curador da exposição PENÚMBRAS DA VIDA, afirma que o trabalho é o resultado gráfico de uma pesquisa desenvolvida durante 2 anos, onde o artista pretende mostrar a sua inquietação em relação à temática da prostituição. A linguagem em desenho é resultado de duas técnicas, materiais e formatos, que possibilitam uma variação plástica bidimencional e monocromática. Esta proposta é parte do processo que tem como ponto comum a sociedade e o artista

Quem é Famós?

Seu nome é Felisberto Amós Tlhemo (Famós) nasceu a 20 de Fevereiro de 1978, em Maputo. É formado em Electrotecnia pelo Instituto Industrial de Maputo e actualmente frequenta o curso de licenciatura em Estatística na Universidade Eduardo Mondlane.

Em 1995 aprende desenho artístico e pintura na Casa de Cultura do Alto-Maé com o artista Sengo. Está representado em colecções dentro e fora do País e tem participado em numerosas exposições colectivas e workshops.

Recentemente participou na Semana de Moçambique na Royal Geographic Society e na Royal Commonwelth Club, em Londres.

PRÉMIOS

2006 - 2º Prémio de desenho e 2º Premio de Pintura no Centro Cultural do Banco de Moçambique;

2004 - Prémio Fundac Alberto Chissano - Consagração em Desenho;

2004 - 1º Prémio de Pintura e Menção em Desenho, na Expo Anual MUSART;

2004 - 1º Prémio de Pintura/Desenho na Expo Jovens Criadores da Zona Sul de Moçambique;

2003 - Menção Honrosa em Desenho, Bienal TDM;

2003 - 2º Prémio de Desenho na Expo Anual MUSART;

1999 - Menção Honrosa de Desenho na Bienal TDM;

1997 - Menção Honrosa de Desenho no Instituto Camões.

2 comentários:

Anónimo disse...

Adoro aprender coisas novas e isso sempre acontece aqui.
bjs.

mãos disse...

Obrigado Fátima,

Visite sempre que puder ..

Bjs