dezembro 06, 2007

Com o apoio do Instituto Camões em Maputo e da associação MUVART, Maputo acolhe de 10 a 20 de Dezembro de 2007, um workshop do programa de formação ÁfricaDOC.

ÁfricaDOC é um projecto de formação para cineastas e produtores independentes dos países africanos de línguas portuguesa e francesa e é desenvolvido numa parceria entre Luís Correia (LX Filmes/Portugal), Noémie Mendelle (Scottish Documentary Institute/Escócia), Jean-Marie Barbe (Ardèche Images/França), Maty Gueye (Dakar Images/Senegal).

Para o encontro de Maputo foram seleccionados 10 jovens com projectos de documentário.

A formação irá corresponder o nível básico, técnico e teórico e como prova de assimilação dos conteúdos será produzido e realizado um exercício prático, que consiste em filmagem e montagem de uma curta metragem colectiva com a duração de cerca de 5 minutos.

Todos os trabalhos de imagem, som e montagem são executados pelos participantes, se bem que acompanhados pelos formadores.

Após a realização, discussão e avaliação deste exercício filmado, o trabalho da formação é dedicado ao desenvolvimento dos projectos propostos por cada um dos participantes.

No fim do workshop, serão seleccionados os 3 participantes que irão apresentar os seus projectos no Fórum de co-produção a realizar na ilha de Gorée, em Dakar, no mês de Maio de 2008, onde estarão presentes mais de 30 jovens cineastas oriundos dos países lusófonos e francófonos assim como mais de 20 representantes de televisões e instituições, africanas e internacionais.

O workshop de Maputo é leccionado por Luís Correia (produtor da LX Filmes / Portugal), e por Noémie Mendelle (professora da escola de filme e televisão da Universidade de Edimburgo e directora do Scottish Documentary Institute / Escócia)

O programa ÁfricaDOC para os países lusófonos tem o apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual de Portugal e da Fundação Gulbenkian.

4 comentários:

JPT disse...

Se V. conhecer alguém da organização pode dizer ao Luís Correia que está em Maputo um tipo dos Olivais? Via este meu blog ele poderá contactá-lo com vista a um caranguejo, ou outro desiderato que entender por bem ...

Laurentina disse...

Oi ,
Tens la em casa um selinho muito humilde feito com muito carinho para oferecer aos amigos,
É só ires la buscar e pendurares ai na galeria ...eheheheheh

Beijão grande

Laurentina disse...

e com essa preguiça toda ainda não foste levantar o selinho e agora tens mais um que é premio...

eheheheh, vê se dás sinal de vida.
fui

beijão e boa semana

Laurentina disse...

GOSTAVA QUE ME DISSES Ó GRANDE MALVADO ONDE ANDAS...E EU ESTOU A VER BRAGA POR UM GRANDE CANUDO!!!

GRANDE MALVADÃO!!!