junho 15, 2007

A ARTE É O STREAP TEASE MENTAL DO ARTISTA *


A experiência prova que esta ideia é uma realidade. Já vi vários Streap`s, de diferentes modalidades (pintura, escultura...) Entre a realidade e o virtual confesso que chegou o momento de reconhecer os trabalhos dos elementos activos das artes moçambicanas em todas vertentes. Fiel dos Santos é dos artistas cujo a sua forma de expressão não precisa de ginásticas para decifrar a sua mensagem, simples directo e universal na sua linguagem.

Com o movimento do formão, martelo e uma lima para dar forma as suas obras de sândalo, Fiel faz hoje uma fusão do que lhe incomoda e exterioriza para compartilhar com os que estão ao seu redor, vivem ou acompanham o seu desenvolvimento.

Pouca experiência e convivência com artista, confirmo que Fiel dos Santos ganha o mercado internacional devido a criatividade que não se limita nos desejos dos abutres ou simplesmente colhedores de relatórios para o inglês ver ou anotar em mais um justificativo, o artista extende a sua visão e preocupação pelos problemas que assolam a humanidade É assim que ele mantêm o diálogo com as suas esculturas metálicas com objectivo de dizer STOP a muita coisa: a guerra, as epidemias, fome...em suma a degradação do meio ambiente.

Aqui a esta, Fiel e sua obra recente após a sua participação na exposição Dois tempos do meu Espiríto, na Holanda (Galeria 23).

O que achou da obra?


Fiel dos Santos e o ...(Pavão, Avestruz, galinha do Mato...)


* (Augusto Cabral, biólogo e Artista - 1922 - 2006)



3 comentários:

Laurentina disse...

AI MÃOS QUE MARAVILHA ANTES DE LER O QUE ERA EU ACHEI LOGO QUE DAÍ SO PODERIA SAIR UMA GALINHA DO MATO , PELA 1ª FOTO .
MARAVILHA...5 ESTRELAS

BEIJÃO GRANDE PARA OS DOIS

Laurentina disse...

MAÕS ,UM GRAVE ATAQUE ÁS LIBERDADES E Á DEMOCRACIA ESTA A SER PREPRETADO NA BLOGOSFERA NESTE MOMENTO ...
EU CONSIDERO QUE É URGENTE SOLIDARIEDADE COM O BOLG PORTUGAL PROFUNDO AGORA , JÁ ...COLOCANDO UM BANNER NOS NOSSOS BLOG'S "EU SOU LEITOR DIARIO DO PORTUGAL PROFUNDO"...
FICA Á TUA CONSIDERAÇÃO...

PORTUGAL ESTA A AFUNDAR!!!
BOM FIM DE SEMANA
BEIJÃO GRANDE

Anónimo disse...

Nos dias qu correm e sobretudo nos nossos países muito assolados pela guerra civil, não há mrlhor obra do que tranformar armas em arado.

Maning nice!!!!!!!